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Interessados podem enviar suas peças curtas entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro.
Projeto finaliza sua primeira edição com a apresentação de mais uma etapa. A iniciativa reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Após Cia Elevador de Teatro Panorâmico, Os Fofos Encenam e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, é o Teatro de Narradores responsável pelo processo cênico
Programa que instiga e fomenta a dramaturgia e o teatro, o Dramaturgias Urgentes começa a quarto e último módulo de sua primeira edição. Desta vez, o tema é Brasil:Violência E Relações Sociais. Os interessados em participar do ciclo final podem enviar suas peças curtas - de 20 minutos, de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço -entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro. No final do projeto, em fevereiro, 130 textos de teatro terão recebido os pareceres técnicos, auxiliando a formação profissional dos participantes.
Depois dos grupos Elevador de Teatro Panorâmico, Os Fofos Encenam e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, agora é a vez do Teatro de Narradores ser responsávelpela apresentação de seu processo criativo (dia 31 de janeiro, quinta-feira – 20hs) e nas leituras dramáticas (dias 21 e 28 de fevereiro, quintas-feiras – 20hs, três textos por noite). O projeto é aberto ao público em geral e gratuito.
O objetivo do programa é traçar um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro. Desde junho de 2012, o projeto recebeu 189 textos de várias regiões do Brasil. As três primeiras etapas tiveram, cada uma, um tema e profissionais diferentes. “O retorno foi muito positivo, participaram pessoas de todas as regiões do País. O projeto se destaca pela valorização da dramaturgia brasileira contemporânea; cria e estimula uma discussão sobre uma atividade que cresce de forma gradativa no Brasil; proporciona debates sobre temas que estão inseridos na vida da população”, conta a curadora Marici Salomão.
Os pareceristas que analisarão as peças neste novo módulo são os dramaturgos Adélia Nicolete e Flavio de Souza junto com Alessandro Toller, que está no projeto desde o primeiro módulo. Seis textos são selecionados para leituras e ficam disponíveis no site www.dramaturgiasurgentes.com.br.
O Dramaturgias Urgentes reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Com temas provocantes, textos curtos e rapidez no envio, projeto tem objetivo de estimular a escrita de peças de teatro de autores brasileiros voltadas à realidade nacional.
“Sempre é de grande responsabilidade selecionar os melhores textos. A comissão de julgadores é formada por profissionais de reconhecido mérito na dramaturgia. Colocam sobre cada texto lido e analisado um olhar técnico, ao mesmo tempo sensível. Temos recebido trabalhos muito interessantes, com olhares instigantes sobre a forma e o conteúdo.”
Brasil: Violência E Relações Sociais
“Estamos sujeitos hoje a várias formas de violência social, e não só nas grandes, mas também nas pequenas cidades brasileiras. Vivemos sob as leis do crime organizado, das gangues urbanas, dos pichadores de rua, dos assaltantes, dos motoristasassassinos no trânsito. A responsabilidade envolve todos, poder público e sociedade civil. E nós dramaturgos como podemos denunciar, com nossas armas (teclados, lápis e canetas), os efeitos e as transformações nas regras de convívio social deflagrados pela violência em nossas cidades?”. Por Marici Salomão
Histórico
O primeiro módulo, lançado em junho, teve como tema A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes e o trabalho da Cia Elevador de Teatro Panorâmico.Foram selecionadas as seguintes peças: A Visita (Joca Monteiro, Macapá/ AP), Os Inesteriotipáveis (James Hermínio, São Paulo/ SP), Pagando pra se Aborrecer (Paula Prange, Rio de Janeiro/ RJ), Produtos Perecíveis (Flavio Goldman, Rio de Janeiro/ RJ), Resíduo Submergente (Mariana de Menezes, São Paulo/ SP) e Sucesso com C(Raphael Scire, São Paulo/ SP).
Em agosto, o segundo módulo contou com o tema Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?, além do trabalho da Cia Os Fofos Encenam. Os textos escolhidos no final do processo foram são A Cigarra e a Formiga, de Paula Cicolin (Cordeirópolis/ SP), Dona Adélia, de Rogério Corrêa (RJ), Nem Tudo São Flores, de Paulo Sacaldassy (Cubatão/ SP), Maço de Cigarros, de Rafael Cal (RJ), Projeto São Lourenço, de Flavio Goldman (RJ) e Suéter Laranja em Dia de Luto, de André Felipe (Florianópolis/ SC).
O terceiro módulo recebeu textos que abordavam o tema Brasil: Um País de Estrangeiros no mês de outubro. Claudia Schapira dirigiu os atores do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos durante o processo cênico. Os trabalhos selecionados foram Um Homem Sofrido (Homem Netto - Teresópolis/ RJ), Res Nullius, a Terra de Ninguém (Débora Brenga - Sorocaba/ SP), Sorria, Você Está no País da Alegria(Luciana do Valle - São Paulo/ SP), Desassossego (Kiko Rieser - São Paulo/ SP),Quarenta Peças (Victor Nóvoa - São Paulo/ SP) e Terra Estranha (Bruno de Assis Oliveira - Guarulhos/ SP).
Proposta
Projeto finaliza sua primeira edição com a apresentação de mais uma etapa. A iniciativa reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Após Cia Elevador de Teatro Panorâmico, Os Fofos Encenam e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, é o Teatro de Narradores responsável pelo processo cênico
Programa que instiga e fomenta a dramaturgia e o teatro, o Dramaturgias Urgentes começa a quarto e último módulo de sua primeira edição. Desta vez, o tema é Brasil:Violência E Relações Sociais. Os interessados em participar do ciclo final podem enviar suas peças curtas - de 20 minutos, de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço -entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro. No final do projeto, em fevereiro, 130 textos de teatro terão recebido os pareceres técnicos, auxiliando a formação profissional dos participantes.
Depois dos grupos Elevador de Teatro Panorâmico, Os Fofos Encenam e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, agora é a vez do Teatro de Narradores ser responsávelpela apresentação de seu processo criativo (dia 31 de janeiro, quinta-feira – 20hs) e nas leituras dramáticas (dias 21 e 28 de fevereiro, quintas-feiras – 20hs, três textos por noite). O projeto é aberto ao público em geral e gratuito.
O objetivo do programa é traçar um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro. Desde junho de 2012, o projeto recebeu 189 textos de várias regiões do Brasil. As três primeiras etapas tiveram, cada uma, um tema e profissionais diferentes. “O retorno foi muito positivo, participaram pessoas de todas as regiões do País. O projeto se destaca pela valorização da dramaturgia brasileira contemporânea; cria e estimula uma discussão sobre uma atividade que cresce de forma gradativa no Brasil; proporciona debates sobre temas que estão inseridos na vida da população”, conta a curadora Marici Salomão.
Os pareceristas que analisarão as peças neste novo módulo são os dramaturgos Adélia Nicolete e Flavio de Souza junto com Alessandro Toller, que está no projeto desde o primeiro módulo. Seis textos são selecionados para leituras e ficam disponíveis no site www.dramaturgiasurgentes.com.br.
O Dramaturgias Urgentes reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Com temas provocantes, textos curtos e rapidez no envio, projeto tem objetivo de estimular a escrita de peças de teatro de autores brasileiros voltadas à realidade nacional.
“Sempre é de grande responsabilidade selecionar os melhores textos. A comissão de julgadores é formada por profissionais de reconhecido mérito na dramaturgia. Colocam sobre cada texto lido e analisado um olhar técnico, ao mesmo tempo sensível. Temos recebido trabalhos muito interessantes, com olhares instigantes sobre a forma e o conteúdo.”
Brasil: Violência E Relações Sociais
“Estamos sujeitos hoje a várias formas de violência social, e não só nas grandes, mas também nas pequenas cidades brasileiras. Vivemos sob as leis do crime organizado, das gangues urbanas, dos pichadores de rua, dos assaltantes, dos motoristasassassinos no trânsito. A responsabilidade envolve todos, poder público e sociedade civil. E nós dramaturgos como podemos denunciar, com nossas armas (teclados, lápis e canetas), os efeitos e as transformações nas regras de convívio social deflagrados pela violência em nossas cidades?”. Por Marici Salomão
Histórico
O primeiro módulo, lançado em junho, teve como tema A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes e o trabalho da Cia Elevador de Teatro Panorâmico.Foram selecionadas as seguintes peças: A Visita (Joca Monteiro, Macapá/ AP), Os Inesteriotipáveis (James Hermínio, São Paulo/ SP), Pagando pra se Aborrecer (Paula Prange, Rio de Janeiro/ RJ), Produtos Perecíveis (Flavio Goldman, Rio de Janeiro/ RJ), Resíduo Submergente (Mariana de Menezes, São Paulo/ SP) e Sucesso com C(Raphael Scire, São Paulo/ SP).
Em agosto, o segundo módulo contou com o tema Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?, além do trabalho da Cia Os Fofos Encenam. Os textos escolhidos no final do processo foram são A Cigarra e a Formiga, de Paula Cicolin (Cordeirópolis/ SP), Dona Adélia, de Rogério Corrêa (RJ), Nem Tudo São Flores, de Paulo Sacaldassy (Cubatão/ SP), Maço de Cigarros, de Rafael Cal (RJ), Projeto São Lourenço, de Flavio Goldman (RJ) e Suéter Laranja em Dia de Luto, de André Felipe (Florianópolis/ SC).
O terceiro módulo recebeu textos que abordavam o tema Brasil: Um País de Estrangeiros no mês de outubro. Claudia Schapira dirigiu os atores do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos durante o processo cênico. Os trabalhos selecionados foram Um Homem Sofrido (Homem Netto - Teresópolis/ RJ), Res Nullius, a Terra de Ninguém (Débora Brenga - Sorocaba/ SP), Sorria, Você Está no País da Alegria(Luciana do Valle - São Paulo/ SP), Desassossego (Kiko Rieser - São Paulo/ SP),Quarenta Peças (Victor Nóvoa - São Paulo/ SP) e Terra Estranha (Bruno de Assis Oliveira - Guarulhos/ SP).
Proposta
Com o Dramaturgias Urgentes, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil segue com a proposta de trabalhar com fomento da dramaturgia e formação de público para teatro, explorando sua potencialidade para debater temas contemporâneos.
Entre os objetivos do Dramaturgias Urgentes está refletir sobre os problemas e as questões urgentes da sociedade brasileira e do mundo atual por meio da arte. Também estão entre os objetivos: divulgar a dramaturgia brasileira de autores jovens e veteranos; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros.
Classificação indicativa: A participação no concurso é para maiores de 18 anos. A participação dos encontros com especialistas é livre. A participação dos encontros com atores é livre. As leituras dramáticas: a definir. Todas as atividades serão gratuitas.
De acordo com a curadora Marici Salomão, “é uma novidade, para um concurso de dramaturgia, oferecer ao autor brasileiro, de qualquer região do País, um parecer técnico sobre o que escreveu. É um grande diferencial. Aliás, este projeto tem alguns diferenciais: o fato de uma companhia apresentar seus processos de trabalho ao público, convidando-o à participação, é algo que ainda pouco acontece”.
Sobre a importância do projeto, Marcos Mantoan, gerente do CCBB-SP, afirma que “desde 2002, com a criação do projeto Dramaturgias, o CCBB SP se debruça sobre a dramaturgia e sua relação com os criadores teatrais e o público em geral”. Para ele, “pensar o teatro hoje é também refletir sobre seu potencial de abordar as questões contemporâneas - e urgentes - da nossa sociedade”.
Para roteiro:
DRAMATURGIAS URGENTES no CCBB SP – 4º módulo
Exposição sobre o tema – com o antropólogo, cientista político e escritor, Luiz Eduardo Soares.
Dia 17 de janeiro, às 20hs, grátis
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca
Inscrições do peças curtas
Entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro
Workshop sobre Processos Criativos –
Entre os objetivos do Dramaturgias Urgentes está refletir sobre os problemas e as questões urgentes da sociedade brasileira e do mundo atual por meio da arte. Também estão entre os objetivos: divulgar a dramaturgia brasileira de autores jovens e veteranos; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros.
Classificação indicativa: A participação no concurso é para maiores de 18 anos. A participação dos encontros com especialistas é livre. A participação dos encontros com atores é livre. As leituras dramáticas: a definir. Todas as atividades serão gratuitas.
De acordo com a curadora Marici Salomão, “é uma novidade, para um concurso de dramaturgia, oferecer ao autor brasileiro, de qualquer região do País, um parecer técnico sobre o que escreveu. É um grande diferencial. Aliás, este projeto tem alguns diferenciais: o fato de uma companhia apresentar seus processos de trabalho ao público, convidando-o à participação, é algo que ainda pouco acontece”.
Sobre a importância do projeto, Marcos Mantoan, gerente do CCBB-SP, afirma que “desde 2002, com a criação do projeto Dramaturgias, o CCBB SP se debruça sobre a dramaturgia e sua relação com os criadores teatrais e o público em geral”. Para ele, “pensar o teatro hoje é também refletir sobre seu potencial de abordar as questões contemporâneas - e urgentes - da nossa sociedade”.
Para roteiro:
DRAMATURGIAS URGENTES no CCBB SP – 4º módulo
Exposição sobre o tema – com o antropólogo, cientista político e escritor, Luiz Eduardo Soares.
Dia 17 de janeiro, às 20hs, grátis
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca
Inscrições do peças curtas
Entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro
Workshop sobre Processos Criativos –
Com José Fernando de Azevedo - Teatro de Narradores
Dia 31 de janeiro, às 20hs, grátis.
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca
Leituras Dramáticas dos textos selecionados –
Com José Fernando de Azevedo - Teatro de Narradores
Dias 21 e 28 de fevereiro, às 20hs, grátis.
Teatro do CCBB. Entrada franca
Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652. www.bb.com.br/cultura
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