sábado, 9 de junho de 2018

Como a comunicação e o marketing podem contribuir para conscientizar e engajar a sociedade na inclusão de pessoas com deficiência?


Imagem: Google

Não é de hoje que a comunicação exerce um papel muito importante em meio ao nosso convívio. E nos dias atuais há um afunilamento em torno das questões sociais que abrem paradigmas sobre a inclusão ou não da minoria em meio a sociedade.
Porquê a comunicação é uma forma de libertadora e informativa de mentes. De forma elaborada, a comunicação trabalha com ideias formuladas de um indivíduo, pois ela passará pelos processos dos “porquês”, “poréns”, “mas” e os “o ques”, que uma pessoa precisa saber para elaborar um conceito.
Uma vertente que auxilia muito a comunicação nesse processo é o marketing, que desempenha grande influência na inserção de pessoas portadoras de deficiência.
Muito provavelmente alguns questionamentos estão a virem em sua cabeça, entretanto, essas dúvidas são comuns. Afinal, como pode um canal de informação entre pessoas contribuir para a sociedade se conscientize para que essas pessoas sejam inclusas em nossos convívios?
O marketing desempenha uma função de analisar o consumidor da informação, para que desta forma chegue de forma mais clara e objetiva possível. Ou seja, o marketing vai mostrar a importância que uma pessoa com deficiência possui no meio da sociedade por diferentes meios, de acordo com o perfil do leitor.
Por exemplo, sabemos que a comunicação tem como intuito informar e para que haja uma maior aceitação na inserção das pessoas com necessidades; nesse processo o marketing apresentaria a uma instituição que essas pessoas conseguem desempenhar o mesmo papel de qualquer outro funcionário dentro de uma empresa, desde que tenha um treinamento adequado para sua necessidade ou deficiência.
Engajar a essa aceitação é o propósito do marketing aliado com a comunicação, suas vertentes que tem a necessidade de estarem juntas.



Na atualidade abrangem discussões que ressaltam a inclusão de minorias, neste caso em específico, falamos de pessoas portadoras de deficiências. Compreender e aceitar que é direito de todo e qualquer cidadão participar ativamente da sociedade e para que este seja contribuído de alguma forma para sua evolução social, já é um princípio básico que a comunicação e o marketing conseguiram influenciar na conscientização individual no meio social.


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