segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os desafios diários de um professor infantil

Foto Reprodução/ Google


Por Adriana Ishikawa

Quando o educador passa da sala de aula.


Professor é o educador que ensina uma ciência, uma arte ou qualquer outro conhecimento que agregue na vida social de cada individuo, que atende as necessidades sociais, culturais e até mesmo psicológicas. Educar uma criança exige preparação, paciência e carinho pelo trabalho, pois são entre obstáculos e sucessos que o ensino brasileiro formam as crianças para nosso futuro.

Ser educador infantil é o mesmo que ser telespectador futuro de um trabalho contínuo, acompanhar a evolução de uma criança, não só na questão da idade, mas também na questão cultural, auxiliando aquela criança que possui dificuldades de aprender, de mudar, de compreender e de se moldar para a vida e fazer dele uma pessoa apta a cultura e aprendizagem.

Neste contexto o professor ensina e é ensinado, se torna mais humano, acolhedor e mais compreensivo e começa a fazer parte da vida de seu aluno, que muitas das vezes ultrapassam as salas de aula, muitos os casos que o educador se torna também o psicólogo da criança, por inúmeras as situações: casos familiares, financeiros, comunicação e entre outros fatores.

Entre recheio de informações e vivencia com o aluno é possível ser somente um professor e deixar o envolvimento  humano não influenciar sua vida social?

Raphael Galvano, 28 anos, professor de capoeira, diz: “Inevitável não envolver-nos, o dia a dia com uma criança faz com que pegamos carinho por ela. Muitas vezes eu esqueço que sou professor, faço o papel do amiguinho. O envolvimento que tenho com as crianças que dou as aulas de capoeira nunca afetou meu profissionalismo dentro da instituição, mas todo dia volto para casa com a história contada por algum deles nas aulas”.

Um professor necessita provocar e ser provocado para que haja a interação de aluno e educador, um estudo sem fim da ciência e da alma, cada aluno ter um perfil a ser trabalhado, assim como cada professor tem uma didática em suas aulas. Ministrar conhecimentos é algo vai além dos estudos acadêmicos e de hierarquização em uma escola, predomina o prazer por ensinar e aprender.

“Quando iniciei a carreira como educador infantil, olhava aquela sala cheia de crianças e pensava que nunca conseguiria passar os meus conhecimentos, pois era tanta bagunça que por muitos momentos pensei em desistir, até que aprendi que para ser professor de uma criança, antes de tudo tive que aprender a ser amigo, conhecer a vida de cada um e entender a linguagem de cada aluno. Sou aluno dos meus próprios alunos”, relata Gabriel Vargas, 35 anos, professor de biologia.

Um educador infantil ultrapassa textos, desenhos, métodos, didática e até mesmo a ciência, sendo necessário abrir-se às relações, com disposição e disponibilidade para ampliar seus conhecimentos para o mundo, ser atemporal a todo instante dentro da sala de aula.






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